Sonhando com Vasos...
Me deparei com Grandes Idéias na internet:
O cultivo do Jasmim árabe
Nome botanico:
Jasminum sambac L.
Nomes Populares :
Jasmim árabe, jasmim
Família :
Angiospermae – Família Oleaceae
Origem:
Europa
Esta idéia da paisagista Sylvia Luz, da Topiaria Paisagismo "é cultivada a pleno sol como trepadeira, conduzida por algum apoio – neste caso, o corrimão. Fios de aço fazem o desenho e levam a espécie até a churrasqueira. Esta é uma ótima sugestão para dar um visual romântico ao jardim..."
"Em paisagismo este jasmim é ideal para pequenos espaços, pois não tem caráter invasor.
O perfume de suas flores não é muito intenso, igual aos outros jasmins, então pessoas que sejam alérgicas ao seu perfume não terão problemas.
É muito ornamental e excelente para cultivar no jardim.
Uma planta para chás :
Outra vantagem de cultivar esta planta é que suas flores podem ser usadas para aromatizar chás e café preto.
É só colocar a flor higienizada dentro da xícara com o chá de sua preferência, como chá-preto ou chá-de-mate, o perfume se faz sentir imediatamente.
Na época de grande produção de flores, poderá colher quando recém abertas, higienizar e secar sobre papel toalha e guardar em frascos escuros para uso posterior.
Mas o perfume se perde um pouco.
Outra idéia é colocar as flores secas dentro de potes de açúcar para temperar os chás..."
Limão Verdadeiro em Estacas
"Essa idéia da Casa e Jardim: "Nas tinas foram fincadas ripas de madeira amarradas por arames. Cada exemplar da planta foi conduzido ao longo de uma haste. O resultado é esta exuberância da planta, um luxo que pode ser feito com trepadeiras também."
Romã
Punica granatum
"Segundo pesquisadores russos, a romãzeira provém do centro do Oriente Próximo, que inclui o interior da Ásia Menor, a Transcaucásia, o Irã e as terras altas do Turcomenistão, junto com outras plantas frutíferas como a figueira, macieira, pereira, marmeleiro, cerejeira, amendoeira, avelaneira e castanheira.
A importância da romã é milenar, aparece nos textos bíblicos, está associada às paixões e à fecundidade. Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos. Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora..."