A Petição ‘Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis’

Alvo: Lideranças políticas participando da COP15 e COP26

Temos uma oportunidade como nunca.

Na Conferência da ONU sobre Biodiversidade (COP15) em outubro, as lideranças mundiais podem definir metas significativas para proteger a criação.

Em novembro, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), os países anunciarão seus planos para cumprir as metas do acordo de Paris.

Antes dessas reuniões, é nossa responsabilidade, como católicos/as, levantar a voz dos mais vulneráveis e mobilizar junto a eles. Devemos agir agora.

Para: Lideranças políticas participando da COP15 e COP26
De: [Seu Nome]

A Petição ‘Planeta Saudável, Pessoas Saudáveis’
Caríssimos Presidentes da COP15, Li Ganjie, da COP26, Alok Sharma, e todas as lideranças políticas participando da COP15 e COP26,
Unidos em solidariedade com os mais vulneráveis, nós, católicos e outras pessoas de fé, imploramos que vocês tomem medidas urgentes em linha com a ciência para toda a criação na COP15 e na COP26 deste ano.
Nossa casa comum e nossa família comum estão sofrendo. A crise da COVID-19 foi mais um sintoma alarmante de uma emergência ecológica. A humanidade não pode ser saudável em um planeta doente.
Na Cúpula do Dia da Terra em abril, o Papa Francisco disse: "Sabemos que de uma crise não saímos iguais: ou saímos melhores ou piores. E a nossa preocupação é fazer com que o meio ambiente seja mais limpo, mais puro e preservado. E cuidar da natureza, a fim de que ela cuide de nós."
A biodiversidade do nosso planeta está se desintegrando nas mãos dos humanos. Os biólogos estimam que estamos levando espécies à extinção a uma taxa de até 1.000 vezes mais rápido do que sem a influência humana. Paralelamente, o agravamento da crise climática está causando o aumento do nível do mar e condições climáticas mais extremas, devastando vidas e meios de subsistência. Esta crise interligada está afetando de forma mais adversa nossas irmãs e irmãos mais pobres em todo o planeta, apesar de serem quem menos contribuiu para a crise. Mas nenhum de nós, rico ou pobre, está imune.
A crise climática e o colapso da biodiversidade são crises gêmeas. Um mundo em aquecimento está exacerbando a perda crescente de espécies inocentes. E a perda adicional da natureza colocará em risco nossa capacidade de cumprir o limite de 1,5ºC para o aquecimento global. Estamos avançando em direção a uma catástrofe global, que parece irreversível para nossa casa comum, com trágica perda de vidas em toda a criação - a menos que ajamos agora com grande urgência.
Atuar em consonância com o que há de melhor da ciência disponível sobre as crises do clima e da biodiversidade é fundamental para a saúde e sobrevivência humana e planetária. Devemos também abrir nossos corações, crentes e não crentes, para o direito de todas as espécies existirem. Toda a vida, humana e não humana, possui um valor intrínseco. Seu direito de prosperar não depende de servir à humanidade, mas é uma forma de dar glória ao Criador.
Apesar das evidências científicas esmagadoras e das numerosas declarações nacionais de emergências climáticas e ecológicas, as lideranças mundiais ainda precisam agir de acordo com a urgência científica e moral. Devemos lamentar as vidas e vidas perdidas, e devemos fazer melhor. Como uma comunidade de fé, sabemos “que sempre há uma saída, sempre podemos mudar de rumo” (Laudato Si’ 61). Devemos reconhecer que os povos indígenas e comunidades locais estão no centro da proteção da natureza e devemos apoiá-los. “Eles, quando permanecem nos seus territórios, são quem melhor os cuida.” (LS 146).

Exortamos vocês, líderes, nas duas COPs, no G7 e na G20, a:
Reconhecer explicitamente a mudança climática induzida pelo ser humano e a biodiversidade como parte da mesma crise. Reconhecer a necessidade de uma ação ambiciosa, integrada e transformadora que responda ao grito da terra e ao grito dos pobres.
Afirmar com urgência o Acordo de Paris para limitar o aquecimento a 1,5ºC e para uma nova meta global de biodiversidade de 50% de conservação de terras e águas e restauração e gestão sustentável de todo o resto da terra e corpos d'água para garantir que não haja mais perda de biodiversidade.
Reconhecer a dívida ecológica das nações de alta renda e concordar em reformar o sistema financeiro e cancelamento da dívida, para que todos os países possam reiniciar economias que funcionem para todos os povos e o planeta.
Para alcançar isso, todos os Governos devem:
Aumentar a ambição: atualizar as metas nacionais de curto prazo sobre ação climática e de biodiversidade para refletir sua parcela nacional justa do esforço global para cumprir um limite de aquecimento de 1,5ºC e uma nova meta global de 50% de proteção da natureza.
Cumprir as promessas: garantir o cumprimento dos compromissos financeiros existentes e chegar a acordo sobre novas metas para apoiar a adaptação, mitigação e perdas e danos nos países em desenvolvimento.
Catalisar a transformação: interromper toda a nova infraestrutura de combustíveis fósseis e redirecionar os subsídios destrutivos para energias renováveis socialmente responsivas e abordagens de agricultura agroecológica.
Priorizar direitos: reafirmar e respeitar as obrigações de proteger e respeitar os direitos humanos, incluindo, em particular, os direitos dos povos indígenas e comunidades locais no clima e ações relacionadas à biodiversidade.
Com o Papa Francisco nos conduzindo, oramos para que você e todas as lideranças políticas no mundo, que têm o dever de tomar decisões que salvam vidas neste ano crítico, nos tirem melhor da crise da COVID-19 em direção a uma casa comum justa para toda a vida, até às gerações vindouras.
Como Papa Francisco disse às lideranças mundiais na Cúpula do Dia da Terra em abril, “Dispomos dos meios para enfrentar o desafio... É o momento de agir.”

4.713 Assinaturas Coletadas
Apenas 1.687 até a nossa meta de 6.400

Assine Esta Petição

  • Fora dos US? United States
    • Observação: Se você houver inscrito antes, isso não irá te remover da lista. Você pode cancelar sua inscrição usando o link fornecido nos emails que você recebe. Você sempre pode tomar uma ação sem optar por entrar na lista de emails.
  • Loading

  • sexta-feira, 21 de maio de 2010

    30th anniversary of Pac-man

    Amanhã, 22/05 o Pac-man completa 30 anos.
    Em homenagem o Google o disponibilizou
    nesta sexta, em sua home.

    Acesse http://www.google.com.br/
    aguarde alguns segundos ou,
    aperte o botão Insert Coin.

    Para quem preferir jogar,
    mesmo depois da homenagem do Google,


    Click :
    Pacman


    http://www.thepcmanwebsite.com/media/pacman_flash/

    sexta-feira, 14 de maio de 2010

    Babies (Thomas Balmes)

    "O "filme" Babies"... que estreou no Dia das Mães! ... Dirigido pelo premiado cineasta Thomas Balmes, a partir de uma idéia original do produtor Alain Chabat, o filme segue quatro bebês ao mesmo tempo em todo o mundo desde o nascimento até os primeiros passos."
    @tastybrand

    Eu, hein, Rosa!... Apelar pra Ignorância É uma coisa Indecorosa...

    terça-feira, 11 de maio de 2010

    #seedbombs Bombas de Sementes para melhorar o visual da cidade?

    "Greenaid Appleseeds Fosters Johnny para o Século 21 "


    -FastCompany.com



    Feita a partir de uma mistura de argila, adubo, sementes, as "seedbombs" estão se tornando um meio cada vez mais popular na luta contra o cinza de muitos espaços esquecidos que nos deparamos todos os dias, das rachaduras calçada para lotes vagos e medianas de estacionamento. Eles podem ser jogados de forma anônima para estas zonas degradadas urbanas para temporariamente recuperar e transformá-los em locais dignos de olhar e cuidar. O dispensário Greenaid simplesmente faz com que estes esforços de jardinagem de guerrilha seja mais acessível a todos através da apropriação do sistema de distribuição existente da máquina de doces...

    É divertido e lucrativo, educacional, sustentável e interativo.
    Greenaid é igualmente uma campanha de sensibilização pública interativa, um instrumento de angariação de fundos lucrativos, e um farol para as pequenas bases na escala de ação que envolve diretamente ainda que casualmente com moradores locais para revelar e corrigir problemas de desigualdade espacial em sua comunidade.

    Se você é um empresário, educador, ou apenas um cidadão preocupado com sua comunidade, pode comprar uma máquina (ou duas, ou dez ...) e serão desenvolvidas uma mistura da semente, bem como um plano de intervenção estratégica ao bairro em resposta a ecologia original de sua área.
    Basta, então colocar a máquina em seu bar local, empresa, escola, parque, ou em qualquer lugar que você acha que ele pode ter  maior impacto. 
    Serão fornecidas todas as seedbombs que você precisa para apoiar a continuação do sucesso da iniciativa.

    Se você estiver interessado em obter uma cotação, por favor entre em contato:
     
     



    sábado, 1 de maio de 2010

    Almofadas

    Inspire-se!
    Mais diversão ao seu sofá.
    Chegando "A Hard Day's Night"...
    Acabe-se em المخدة al-mujadda
    Afinal, se os árabes ficaram por tanto tempo na Península Ibérica hei de ter sangue árabe andalusí







    Férias!

    Pois bem,
    o Paraíso 
    fica realmente,
    acima das nuvens!
    Onde pude
    calmamente compor
     uma ode ao ócio...



    Well,
    the Paradise
    is really
    above the clouds!
    Where I
    calmly compose
    an ode to laziness...